top of page
Buscar

Preta Gil e outros famosos são atingidos por fake news e cancelados virtualmente

Foto do escritor: Redação 2IARedação 2IA

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Como o cancelamento digital é um julgamento instantâneo, sem tempo de examinar as provas, muitos dos personagens atacados foram vítimas de fakenews. O BBB Brasil foi um cenário fértil para inverdades que movimentaram a indústria do cancelamento. Um dos casos mais recentes, no BBB20, envolveu Ivy, Babu e Marcela, três integrantes da última edição do programa, tendo como vítima Ivy, sendo que foi alvo de ataques por frases e atitudes que jamais tomou. Em março, um vídeo viralizou na internet com esses três personagens.


Na gravação, Babu estava deitado no chão da sala, enquanto Ivy e Marcela conversavam sentadas no sofá, a respeito dele. Em dado momento, Ivy fez um comentário sobre o pé de Babu e riu junto com a Marcela, em tom baixo. No entanto, muitos internautas escutaram uma crítica ao peso de Babu, embora isso não tenha sido pronunciado em momento algum.


Desde então, ela vem sendo acusada de gordofobia, chamada de nojenta, entre outros xingamentos e a família vem recebido muitas ameaças. Percebendo a situação, os familiares fizeram um post no Instagram da Sister, esclarecendo o mau entendido. Segundo a psicóloga Monica Guimarães, essa agressão virtual é muito grave, e pode ter sérias consequências para a vítima.


Foto: Reprodução do Instragram da Ivy Moraes, participante do BBB20


Outro caso, ainda dentro do Big Brother, envolvia também o Babu Santana, mas dessa vez como vítima do cancelamento por fake news. Ele, embora muito querido pelo público, não passou impune. O escândalo em questão, envolvia o valor da escola da filha dele. A conversa original foi editada, e na edição dava a entender que ele pagava um valor caríssimo para o estudo de sua pequena, sendo que, na verdade, o artista possui bolsa integral na instituição.


Com a Fake News espalhada, os internautas se revoltaram, já que no programa ele sempre falava de sua dificuldade financeira e o suposto valor pago na educação de sua filha causou a indignação do público.


Essas informações nas redes sociais, mesmo que falsas, circularam rapidamente, e geraram diversos comentários maldosos e críticas ao brother. De acordo com a psicologa Monica, muitas vezes não se comprova a veracidade de uma notícia ao divulgá-la, o que acaba causando problemas a pessoa cancelada. No entanto, embora o Big Brother tenha um clima favorável para esse tipo de acontecimento, fora do programa os casos que movimentaram a indústria do cancelamento baseados em fake news continuam: O da Preta Gil, checado pela Agência Lupa, não pode ser esquecido: Ela estava trabalhando em uma festa, no dia 7 de março, quando o Coronavírus tinha acabado de chegar no Brasil.


Nesse evento, a cantora cumprimentou algumas pessoas que vieram a dar positivo para o COVID-19 posteriormente. Depois disso, ela teve sintomas considerados leves: dor de cabeça, dor no corpo, calafrio, perdeu paladar, olfato e dor de ouvido, e, ao realizar o teste, deu positivo para a doença. Assim que recebeu esse resultado, a artista informou no Instagram que havia contraído a doença



Preta Gil falou sobre infecção por coronavírus em rede social Foto: Reprodução do Instagram da cantora.

Todavia, começou a circular uma fake news envolvendo a Preta. Viralizou nas redes sociais que ela teria dado um show para 300 mil pessoas em bloco de carnaval após ser diagnosticada com Covid-19. Assim, por meio do projeto de verificação de noticias, usuários do Facebook solicitaram a análise dessa afirmação. Após investigar, a Lupa concluiu que a sentença era falsa: Preta Gil foi diagnosticada com Covid-19, mas não se apresentou em carnaval, sua última apresentação foi um dia antes da data que ela de fato contraiu a doença.

E, a partir desse dia, seguiu isolamento social. Portanto, a notícia sobre a cantora que estava sendo divulgada era incorreta, e muito prejudicial para a imagem da mesma enquanto figura pública.

Segundo a psicóloga Monica Guimarães, Essa situação pode causar depressão, isolamento e sensação de abandono por parte da pessoa cancelada. Mesmo quando se trata de um famoso, ele também possui sentimentos, e muitas vezes vai sim ler o comentário desrespeitoso que escrevem, embora muitos internautas pensem que não.


Ainda segundo ela, devemos ter em mente, que a pessoa cancelada é um ser humano, com sentimentos, família, amigos, vida. Por isso, é necessário que ouçamos mais uns aos outros e que haja mais diálogo.

Teve ainda o caso do Jefferson (A agencia Lupa trocou os nomes do personagem do caso investigado para preservar a identidade das fontes.), checado pela Agência Pública. Ele estava presente no mesmo casamento que a Preta Gil cantou no dia em que ela contraiu a doença. Quando ele voltou para sua cidade, foi informado sobre as contaminações de COVID 19 que houve naquela festa, e por isso fez o exame e entrou em isolamento social, interrompendo inclusive seu trabalho.


No entanto, antes mesmo dos resultados do exame, os internautas começaram a criticá-lo, inventando que ele estava na UTI entubado, entre outras informações falsas. “É um total irresponsável”; “O doutor playboyzinho vai no casamento na casa do caral** e vem trazendo o vírus.” foram alguns dos mais leves comentários a respeito do rapaz. Posteriormente, saiu o resultado do exame dele, que deu negativo para o coronavírus.

Embora um alívio para ele, isso não foi suficiente para os ataques pararem: “É um babaca que saiu anunciando que estava infectado e deixando a população assustada”; “Queria fama”, foram algumas das afirmações feitas, mesmo após a divulgação do exame negativo.


Além de Jefferson, a Agência Pública conversou com outras quatro vítimas que receberam até ameaças de morte. Essas vítimas relataram que grande parte dos ataques culpa eles pelo vírus através de falsas acusações e desinformação.


Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, existe uma série de mudanças positivas tanto no âmbito pessoal como no empresarial. No entanto, uma das partes negativas da disseminação instantânea de informação é a divulgação de notícias falsas.


As consequências dessas situações para a vítima podem ser muito maiores do que se imagina. De acordo com a psicóloga Mônica Guimarães, na internet, às pessoas muitas vezes esquecem seus valores e princípios e de acordo com o grupo e com a notícia, seguem a onda, e agridem com palavras.


O facebook possui um programa de verificação de noticias, em parceria com as agências Lupa e Aos fatos. Após essa verificação, além de reduzir o alcance de conteúdos falsos, o Facebook envia notificações para administradores de páginas e pessoas que buscarem compartilhar esse conteúdo, alertando sobre a veracidade dos fatos.


Por: Camila Thomaselli


27 visualizações0 comentário

Comments


CULTURA DO CANCELAMENTO

© 2020

Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page